quinta-feira, 11 de agosto de 2011

FGV visitará Floripa para a realização da 4a pesquisa do Índice de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Turismo

O Grupo Gestor do Turismo de Florianópolis - GGFLN está organizando a visita da FGV (15 a 19 de agosto em Floripa) para a realização da 4a pesquisa do Índice de Competitividade dos 65 destinos indutores do turismo.

Sobre o Índice de Competitividade:

Com o intuito de “[...] servir de instrumento de acompanhamento estratégico para que os destinos estudados possam analisar seus indicadores em cada uma das dimensões do estudo e utilizar estas informações para planejar e desenvolver vantagens competitivas”, a Fundação Getúlio Vargas - FGV, em parceria com o Ministério do Turismo – Mtur, elaborou, em 2008, o Estudo de Competitividade dos 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional (BRASIL, 2011b).

Para que fosse possível analisar cada um dos destinos de forma objetiva, foram então criadas 5 (cinco) macro-dimensões, as quais foram desmembradas em 13 (treze) dimensões e 62 (sessenta e duas variáveis). A avaliação de cada uma destas variáveis resultou na definição de um índice que identifica, de 0 a 100, o atual estágio de competitividade do destino em relação a cada uma das dimensões do estudo.

Florianópolis destaca-se principalmente em relação as dimensões 1) capacidade empresarial e 2) infraestrutura geral, com índices 92,3 e 85,6 respectivamente. Por outro lado apresenta índices extremamente baixos em relação as dimensões 1) monitoramento e 2) marketing e promoção do destino (Ver tabela 01).

A série histórica (Ver tabela 01) permite verificar uma melhora na maior partes dos índices do município mas com relação as dimensões 1) políticas públicas, 2) monitoramento, 3) economia local e 4) aspectos ambientais, houve um retrocesso em relação aos índices atingidos nos anos anteriores, o que demonstra a necessidade de se planejar e desenvolver ações que possam promover a melhoria nos índices avaliados.



Tabela 01. Índice de competitividade do destino turístico Florianópolis
Fonte: Elaborado pelo autor a partir de Brasil (2011a)

Nenhum comentário:

Postar um comentário