segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Conselho Municipal de Turismo de Florianópolis aprova Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo


Foi aprovado hoje, em reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo - CMT, o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo.

O documento, que está disponível para acesso no link: http://dl.dropbox.com/u/37387267/Arquivo_PDST_FLN_Aprovado08_AGO11.pdf
será encaminhado ao Gabinete do Prefeito para aprovação final.

As entidades interessadas em contribuir com o Plano poderão encaminhar suas sugestões à Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis.

Em destaque:


5.5 AÇÕES PRIORITÁRIAS DE TURISMO EM FLORIANÓPOLIS

Os aspectos mais relevantes de Florianópolis e que podem auxiliar a geração de maior competitividade do município estão ligados à:

1. Reformar Centro de Atendimento ao Turista – CAT da Rodoviária e implantar novos CAT´s no Portal Turístico, Canasvieiras, Aeroporto Internacional Hercílio Luz e Lagoa da Conceição.
2. Ampliar a estrutura municipal para apoio ao turismo (Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte).
3. Implantar o novo Terminal de Cruzeiros de Canasvieiras.
4. Criar Plano de Marketing Turístico de Florianópolis, contemplando: Criação da marca turística do município; Programa de Promoção e Apoio à Comercialização; Criação do banco de imagens e banco de textos do turismo municipal; Produção de material de divulgação segmentado do turismo em Florianópolis; Definição do cronograma de participação em feiras de turismo nacionais e internacionais, ligadas aos principais centros emissivos de turistas dos segmentos prioritários. Centros Emissivos de Turistas domésticos (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba) e internacionais (Argentina); Criação do novo site de turismo de Florianópolis onde se divulgue, de forma segmentada, todo o potencial turístico do município. Segmentos prioritários: Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Cultural (eno-gastronômico); Turismo de Eventos, Turismo Náutico, Turismo de Sol e Praia e Turismo Desportivo.
5. Criar sistema de estatísticas do município, com ênfase para o desenvolvimento da Pesquisa de Demanda Turística de Florianópolis; Medição dos Impactos da Atividade Turística; Inventariação da oferta turística, de acordo com a nova metodologia do Ministério do Turismo.
6. Implantar Novo Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.
7. Implantar infraestrutura de apoio nos Atrativos Naturais, principalmente em relação as praias, trilhas e as Unidades de Conservação do município:
a. sinalização de orientação e informação turística;
b. estruturação das trilhas com infraestrutura para escoamento de água, transposição de obstáculos, proteção da flora, manutenção de área de pisoteamento;
c. implantação de banheiro e ducha;
d. Implantação de guarda-volumes.
8. Criar Plano de Uso Público nas Unidades de Conservação;
9. Criar serviço de proteção ao turista.
10. Implantar roteiro cultural auto-guiado no centro histórico do município;
11. Revitalizar os centros históricos do município;
12. Criar Calendário Turístico do Município, com destaque para:
a. Reveillon de Florianópolis;
b. Carnaval e blocos de rua (fevereiro / março);
c. Mountain Do Costão do Santinho (abril);
d. Volta à Ilha (maio);
e. IronMan Brasil (maio);
f. WinterPlay (junho);
g. Meia Maratona Internacional de Florianópolis (junho);
h. Festa da Tainha (julho);
i. Fenaostra (outubro);
j. Eventos Natalinos (dezembro).
13. Criar programa de capacitação permanente dos prestadores de serviços turísticos do município.


Fonte: GG FLN

2 comentários:

  1. O Projeto de Gestão dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional ajudou muitos destinos turísticos a entenderem melhor seu papel e assumirem o papel de gestão e de planejamento do seu destino. Muito bom ver que Florianópolis aproveitou a oportunidade e agora tem um foco estratégico para seu turismo até 2016. Esse resultado é o que esperamos em campo. Desejo SUCESSO aos amigos do GG FLN!!!! Ornelas.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns GG/FLN!!!! Acredito que além de contribuir com o planejamento e gestão do Destino Florianópolis e Região com base em indicadores o GG ainda alinha os objetivos das entidades do trade turístico em prol da competitividade do destino. Floripa merece um turismo sustentável!!!

    ResponderExcluir