segunda-feira, 27 de junho de 2011

Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Florianópolis será apresentado ao Conselho Municipal de Turismo

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Florianópolis teve início com as oficinas de capacitação promovidas pelo Instituto Marca Brasil, em parceria com o Ministério do Turismo, no final de 2009, e que fizeram parte do Projeto 65 destinos Indutores do Turismo Regional.

A partir destas oficinas fomentou-se a criação do Grupo Gestor do Turismo de Florianópolis - GGFLN, um fórum de discussão e planejamento de ações visando, com base nos princípios de sustentabilidade, fomentar a oferta de produtos e serviços de qualidade internacional a turistas nacionais e estrangeiros (BRASIL, 2011c).

O GGFLN formalizou-se, em dezembro de 2009, com a participação das seguintes entidades: Faculdades ASSESC, Florianópolis e Região Convention and Visitors Bureau - FC&VB, Instituto Federal de Santa Catarina – IF-SC, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Florianópolis – CDL, Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares – SHRBS, Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte – SOL, Associação Brasileira Empresas de Eventos – ABEOC, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – ABRASEL, Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA, Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas – SEBRAE-SC, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Florianópolis – SETUR, Santa Catarina Turismo S/A – SANTUR e Instância de Governança da Grande Florianópolis - CONTURGF.

Desde então o GGFLN passou a se reunir quinzenalmente com o intuito de iniciar o planejamento do turismo do município. O processo teve início com a análise do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Turismo Regional e prosseguiu com a priorização das variáveis do referido estudo. Posteriormente o grupo realizou a Análise SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades) baseando-se em diversos estudos, documentos e fontes bibliográficas. Desta análise produziu-se o Diagnóstico (Situação Atual) e o Prognóstico (Cenários futuros) do Turismo em Florianópolis e, por fim, iniciou-se a elaboração dos objetivos, estratégias e ações que compõem o Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Florianópolis.

O Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Florianópolis - PDST-FLN será entregue oficialmente ao Conselho Municipal de Turismo de Florianópolis na próxima reunião ordinária (04 de julho).

Fonte: Grupo Gestor do Turismo de Florianópolis - GGFLN

Nenhum comentário:

Postar um comentário