quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cadastur, uma importante ferramenta do setor turístico

A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte alerta para a importância do (re)cadastramento de catarinenses no Cadastur, sistema on-line do Ministério do Turismo para registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo.

O registro é gratuito e visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização desses prestadores no Brasil. O cadastro permite a participação em eventos, feiras e ações realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur. Disponibiliza, também, o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo MTur.

A primeira etapa do cadastro pode ser realizado pelo site do sistema (http://www.cadastur.turismo.gov.br). Após o preenchimento dos campos solicitados, deve-se enviar para a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte os documentos solicitados para análise e posterior homologação do cadastro junto ao Ministério do Turismo. O Cadastur também é uma excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro, dado que os turistas podem consultar os prestadores de serviços turísticos regularmente cadastrados no país pelo site do sistema.

O cadastro é obrigatórios para as agências de turismo, meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café), transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, e guias de turismo. Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares, centro de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadoras especializadas em segmentos turísticos, e bacharéis em turismo.

O cadastro no Cadastur será, também, pré-requisito para que meios de hospedagem possam ser inseridos no Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).O sistema – novo modelo adotado pelo Ministério do Turismo no início de junho deste ano –segue padrão mundial de referência para serviços turísticos e utiliza estrelas como símbolo para identificar as categorias dos empreendimentos hoteleiros. Serão objeto de classificação sete tipos de empreendimentos: hotel, resort, hotel-fazenda, cama e café, hotel histórico, pousada e flat/apart hotel.

Fonte: Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário