quinta-feira, 8 de abril de 2010

Representantes do GG de Turismo participam de palestra de sensibilização sobre Exploração Sexual no Turismo

Participaram hoje (08 de abril) 2 representantes do GG de Turismo na palestra de Sensibilização sobre Exploração Sexual no Turismo, realizada com o intuito de apresentar o curso que será promovido, em maio, para formar multiplicadores para prevenir exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo.

Mais informações >>

Ministério do Turismo e UnB formam multiplicadores para prevenir exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo

Belém - O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília ((CET/UnB) e o Ministério do Turismo iniciaram ontem (06/04), em Belém, o curso de formação de multiplicadores para prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo, na região Norte do País.

Serão formadas cinco pessoas por estado, que ficarão responsáveis por mobilizar e articular as ações de prevenção a exploração sexual, segundo explica o coordenadora do Projeto, Elisângela Machado. “Essas ações serão desenvolvidas de acordo com a realidade e a peculiaridade de cada região, podendo se dar por meio de campanhas, cursos, palestras e projetos de inclusão social", ressalta.

“Sensibilizar e capacitar multiplicadores em todo o Brasil é a meta dos cursos”, enfatizou Elizabeth Bahia, coordenadora nacional do Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI/Ministério do Turismo), do qual faz parte o Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo. De acordo com Elizabeth Bahia, o Ministério do Turismo irá custear as ações que serão delineadas para implementação, pelos multiplicadores, ao final dos cursos.

Ações integradas - Integradas, as instituições parceiras irão respaldar as ações de prevenção contra a exploração sexual infanto-juvenil na região Norte, segundo atesta Alessandra Cordovil, coordenadora do Programa Contra Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedeca).

“A troca de experiências que ocorrerá nestes quatro dias de cursos em Belém vai comprovar que a unificação de ações é o caminho para prevenir a exploração sexual de crianças e jovens”, acredita Carlos Freire, presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis do Pará. Freire trouxe para participar do curso de multiplicadores a futura gerente de seu hotel, que, segundo informa, será inaugurado no próximo mês.

Se depender da união da sociedade da região Norte, o crime da exploração sexual infanto-juvenil será extirpado da realidade brasileira. O presidente da Paratur, Luís Souto, afirma que zerar o número de denúncias é o seu objetivo. “Os números de denúncias são alarmantes, por isso é imprescindível uma ação preventiva. Vamos combater esse problema de forma efetiva”, garantiu.

Curso de Multiplicadores para Prevenir a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, na região Sul – De 5 a 8 de maio, Florianópolis - SC.

Mais informações com Miguel Bueno e Marcio Vieira (61 - 3322.0884 / 61- 8151.9678).

Site.: http://www.cet.unb.br/turismoeinfancia/

Edição - Angélica Torres
Texto - Miguel Bueno e Marcio Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário