quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Programação intensa e gratuita garante alternativas de lazer para turistas e veranistas na cidade

Florianópolis é a menina dos olhos dos turistas. A capital de Santa Catarina atrai visitantes de todo o Brasil e também estrangeiros em busca das suas praias e das muitas festas que consagram a temporada. Entretanto, por ter se consolidado como um dos principais destinos no Brasil, a cidade de Florianópolis precisa assumir a responsabilidade de organizar o turismo receptivo, fomentando e disponibilizando um conjunto de bens, serviços e atrativos para atender as expectativas dos visitantes.
A cidade, por si só, tem muito a oferecer. São roteiros históricos, culturais e gastronômicos; trilhas ecológicas, passeios guiados, travessias de barco, citytour, entre as boas alternativas, que se multiplicam durante o mês de janeiro com o projeto Floripa Tem. A iniciativa, bastante louvável, consiste em oferecer prestação de serviço de lazer gratuito na alta temporada aos turistas e moradores da cidade também.

Na agenda estão programações diversas que fazem de Florianópolis uma das maiores arenas de verão do país. São mostras de arte com expositores locais, shows com artistas nacionais, atividades esportivas e de bem estar, ações de sustentabilidade, integração com a natureza, convivência com os costumes e a cultura típica e apreciação da gastronomia regional – com a sua notável maricultura.

As ações são distribuídas nas chamadas “Embaixadas” - instaladas estrategicamente na Avenida Beira Mar Norte, na Lagoa da Conceição e nas Praias Brava, Jurerê e Mole -, privilegiando várias regiões da Ilha de Santa Catarina e descentralizando o movimento. O projeto conta com o apoio do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, entidade que está sempre atenta às necessidades do turista - seja ele de lazer ou de negócio.

O setor é fundamental para a economia de diversas cidades com excelente potencial turístico, como Florianópolis. A prova está nos números. Entre dezembro e março são contabilizados cerca de 500 mil turistas que passam pela cidade, com gastos em torno de US$ 150 milhões (aproximadamente R$ 270 milhões), garantindo excelente faturamento para meios de hospedagem, de alimentação, transporte, comércio e lazer.

O turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo dados da OMT (Organização Mundial do Turismo), o ramo movimenta direta e indiretamente mais de US$ 4 trilhões e cria 170 milhões de postos de trabalho - o que representa um de cada nove empregos gerados no mundo. O Floripa Tem também reforça este conceito, uma vez que envolve a comunidade, terceiriza empresas fornecedoras e absorve mão-de-obra local na produção e também na elaboração do projeto, com o trabalho de esportistas, guias de turismo, chefs de cozinha, músicos e artesãos.

Fonte: Escritorio de Comunicação | Maristela Amorim

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